Associação Bento de Jesus Caraça



Estrutura da colecção Biblioteca Cosmos


A Biblioteca Cosmos tinha um plano de publicação assente numa estrutura que com sete secções, a maior parte das quais com várias sub-secções e, em alguns casos, sub-secções de níveis mais elevados. A descrição que se lista abaixo é obtida através da informação publicada nos próprios livros e data de 1941, tendo sido divulgada num folheto de propaganda em Maio desse ano.

Nos livros publicados, porém, a indicação fornecida na capa, de localização na estrutura limita-se às sub-secções do primeiro nível.

Segundo Joaquim Garrido e J. Moreira Araújo1, o modelo da capa dos livros foi concebido pelo pintor Carlos Botelho. A cor de cada capa indica a secção a que o livro pertence.

Nota: Na 4ª Secção, embora não prevista na estrutura inicialmente anunciada, há vários livros publicados e anunciados na sub-secção G) Evolução da Sociedade e suas Instituições com duas sub-secções: a) Parte Geral e b) Volumes Complementares. Estas sub-secções foram acrescentadas em 19421 Nota: Na 7ª Secção, embora não prevista na estrutura inicialmente anunciada, há vários livros publicados e anunciados na sub-secção D) Produção e Indústria Animal na História da Civilização Humana. Esta sub-secção foi acrescentada em 19441.

1 - Araújo, J. M. (2001). Biblioteca Cosmos. Um Projecto Cultural do Prof. Bento de Jesus Caraça. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.