Gil Vicente é um poeta e o primeiro dramaturgo português de relevo. Escreveu em Castelhano e em Português. Há quem considere que foi também ourives, atribuindo-lhe a conhecida Custódia de Belém.
A data de nascimento de Gil Vicente não é conhecida com exatidão existindo diversas datas consideradas, entre 1460 e 1475. A data usualmente considerada é 1465, sem ser claro o mês e o dia de nascimento. Os locais de nascimento propostos são também muito variados. É provável que tenha nascido algures nas Beiras porque a fala dos personagens das suas obras, tendem a ser conotadas com a forma beirã de falar. A sua morte terá ocorrido em Lisboa, em 1536.
A obra de Gil Vicente marca a transição da Idade Média para o Renascimento em Portugal e marca também a progressiva afirmação do estabelecimento do português, como base para o desenvolvimento da literatura portuguesa.
A sua formação parece ter sido adquirida na Universidade de Salamanca, mas tal como com outros dados da sua biografia, também aqui não há certezas.
Sobre a sua produção literária recomenda-se a consulta deste livro da Biblioteca Cosmos e, sobre o assunto, não são feitas mais referências nesta curta ficha bibliográfica. Em todo o caso, um manancial de informação sobre este assunto está disponível no artigo da Wikipedia em português, sobre Gil Vicente, abaixo citado.
Se Gil Vicente foi também ourives, como vários autores defendem, para além da Custódia de Belém, já referida, terá sido também vedor do património de ourivesaria do Convento de Cristo em Tomar, do Hospital de Todos os Santos, em Lisboa
Fontes de informação:
GSA