Carlo Osvaldo Goldoni foi um dramaturgo e, em menor escala, escritor de libretos para óperas, italiano, nascido em 25 de Fevereiro de 1707 em Veneza e falecido em 7 de Fevereiro de 1793 em Paris. Foi conhecido também por Polisseno Fegeio e Pastor Arcade.
Goldoni foi uma das figuras mais importantes da renovação do teatro italiano no século XVIII. A sua maior contribuição foi ao nível da Comédia em que, assentando em textos de qualidade, acompanhava a evolução da sociedade veneziana de então, fazendo com que as diversas camadas da população se reconhecessem nas personagens em palco e popularizassem os seus espectáculos. Goldoni resgatou a comédia italiana de formas menos nobres de teatro participando num movimento relevante para a afirmação nacional e internacional do teatro italiano.
Em 1757, uma amarga disputa com outro dramaturgo foi o pretexto para se mudar para Paris onde passou a trabalhar, escrevendo em francês e mantendo grande actividade até se retirar em 1769. Em https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_works_by_Carlo_Goldoni pode-se consultar a lista de trabalhos de Carlo Goldoni.
Mais informação sobre Carlo Goldoni pode ser encontrada em dois dos volumes da Biblioteca Cosmos: o número 64/65, História do Teatro Italiano de Gino Saviotti e o número 70/71, Obras Primas do Teatro Italiano (século XVIII) Metastasio — Goldoni — Alfieri.
Uma lista exaustiva dos trabalhos de Metastasio pode ser encontrada em https://publish.uwo.ca/~metastas/metwks.html
Fontes de informação:
GSA