Associação Bento de Jesus Caraça



Joaquim Alves Correia


Joaquim Alves Correia nasceu em 5 de Maio de 1886 em Aguiar de Sousa, concelho de Paredes. Faleceu em 1 de Junho de 1951 em Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, para onde tinha fugido para fugir às perseguições do regime salazarista do qual foi crítico activo.

Fez a sua educação em seminários da Congregação do Espírito Santo, primeiro em Ermesinde até à conclusão do ensino secundário, depois em Sintra onde concluíu o curso de Filosofia e, finalmente em Chevilly, França, onde foi ordenado presbítero a 28 de Outubro de 1910.

A formação religiosa numa escola missionária teve, provavelmente, influência na sua actividade posterior como missionário na Nigéria de 1912 a 1919, tendo voltado posteriormente a Lisboa. Em Portugal foi activo na defesa da emancipação política das colónias portuguesas. Essas posições conduziram naturalmente a um conflito com o poder de então que foi subindo de tom atá à publicação em 1945 no jornal República de um artigo, o Mal e a Caramunha sobre os acontecimentos designados pela Noite Sangrenta, em que punha em causa a versão oficial do salazarismo sobre o assunto.

Na sequência da publicação do referido artigo e da sua adesão ao MUD nesse mesmo ano, teve de se exilar em Pittsburgh na Comunidade Espiritana de Duquesne da Congregação do Espírito Santo, onde foi Professor na Universidade dirigida por essa congregação, e onde faleceu seis anos mais tarde. Sobre a sua permanência nesse centro há um interessante artigo de carácter biográfico aqui.

Um pequeno, mas interessante esboço biográfico do Padre Joaquim Alves Correia, por um padre da sua congregação, o Padre Veríssimo Teles, pode ser encontrado aqui. Outro texto biográfico, também de origem religiosa, do Padre Tony Neves, pode ser encntrado aqui.

Um artigo de Maria Odete Soares Martins, "O Pensamento Missionário do Padre Joaquim Alves Correia (1886-1951)" na revista Lusitania Sacra é também um texto interessante.

Finalmente é possível ouvir um programa sobre o Padre Joaquim Alves Correia realizado por Helena Cidade Moura no sítio da RTP-Antena 1.

Das suas obras salientam-se, para além do volume 7 da Biblioteca Cosmos, O Cristianismo e a Mensagem Evangélica, as seguintes:

GSA