Associação Bento de Jesus Caraça



Alberto Candeias


Alberto Candeias (1891-1972) foi professor do ensino liceal, biólogo e oceanógrafo e colaborador frequente da revista Seara Nova. Foi oficial de artilharia do Corpo Expedicionário Português em França na Primeira Guerra Mundial.

Alberto Candeias participou no MUNAF - Movimento de Unidade Nacional Antifascista fundado em 1943 e, posteriormente no MUD - Movimento de Unidade Democrática. Alberto Candeias participou na reunião que origina a constituição do MUD, no Centro Escolar Republicano em 8 de Outubro de 1945. Há uma fotografia, acessível no site Antifascistas da Resistência que pode ser vista aqui que mostra a Comissão Central do MUD à saída do Governo Civil de Lisboa onde foi entregar as listas de apoiantes em 6 de Novembro do mesmo ano.

Autor de artigos científicos na área da Biologia e de artigos de divulgação bem como tradutor de várias obras de divulgação científica.

Uma listagem de alguns títulos pode ser encontrada aqui. Na listagem encontram-se também vários volumes traduzidos por Alberto Candeias. No caso dos artigos da Seara Nova, também podem ser encontrados aqui.

Na Biblioteca Cosmos é autor dos seguintes volumes:

Ainda na Biblioteca Cosmos, traduziu e prefaciou o volume duplo, 112/113, A Arte e a Sociedade de Herbert Read.

Alberto Candeias figura num quadro célebre (O Grupo do Consultório do Professor Pulido Valente) de Abel Manta em 1955 em que surgem várias figuras da intelectualidade portuguesa ligadas à oposição ao regime do Estado Novo. O quadro pode ser visto, por exemplo, aqui.

Fontes de informação:

Há uma escassez grande de fontes sobre Alberto Candeias. Para além de outras fontes citadas ao longo do texto, referem-se as seguintes.