Associação
Bento de Jesus Caraça

José de Freitas


José de Freitas foi um jornalista do Diário Popular que realizou algumas reportagens no exterior, nomeadamente na Palestina e na China e considerado muito bem informado sobre a China e a Ásia em geral.

Na Biblioteca Cosmos publicou dois livros:

Nas Edições Cosmos publicou em 1964, depois de uma visita à China referenciada a seguir, o volume A China Vence o Passado que teve, pelo menos três edições.

Outros livros de que foi autor são:

A visita à China realizada em 1964 esteve na origem, não só do livro acima referido, como de uma longa reportagem publicada pelo Diário Popular, ao longo de várias edições, em Maio de 1964. Essa reportagem simpática para com a China, nessa altura já dirigida pelo Partido Comunista Chinês, liderado por Mao-Tse-Tung parece ter sido possível graças à intenção de Franco Nogueira que pretenderia convencer Salazar a estabelecer relações diplomáticas com a China, tendo em conta, provavelmente a necessidade de manter abertos canais de comunicação numa fase em que Macau era ainda uma colónia portuguesa.

Sobre esta reportagem há um texto interessante publicado num Blogue de Gonçalo Pereira com o título O que viu José de Freitas da janela de um comboio chinês.

Sobre a intenção de Franco Nogueira acima referida e o papel de José de Freitas, há um interessante estudo de Moisés Silva Fernandes acessível na Página do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

Fontes de informação:

Não foi possível encontrar muita informação sobre este autor. Os únicos dados estão nos dois documentos acima referidos.

GSA