Associação
Bento de Jesus Caraça



Jaime do Inso


Jaime Correia do Inso, oficial da armada, nasceu em Nisa em 12 de Outubro de 1880 e morreu em Lisboa, em 7 de Outubro de 1967. Desde cedo, após a sua primeira viagem a Macau, se interessa pela cultura oriental.

Jaime do Inso entra para as forças armadas quando atinge a maioridade e opta pela armada. É promovido a guarda marinha em 1903 e passa à reserva em 1938 como capitão de fragata. As suas constantes deslocações levaram-no a muitas das então colónias portuguesas, inclusivamente com missões de carácter militar durante a primeira guerra mundial. De 1926 a 1929 comanda a canhoneira Pátria nos mares da China. Assumiu numerosos cargos na Marinha, quer em Macau, quer no continente. Sobre a canhoneira Pátria, a bordo da qual Jaime do Inso serviu a Marinha muitas vezes, escreve em 1951 um artigo para os Anais de Marinha, Nºs. 17.

Jaime do Inso, para além de oficial da armada, foi autor de vasta obra escrita. A sua obra tem uma importante componente em escritos de carácter mais literário, quer sob a forma de romances, quer de crónicas de viagem, em ambos os casos centrados numa visão apaixonada e alicerçada no conhecimento de experiência e de estudo, do oriente e da sua cultura.

A sua obra principal na linha do orientalismo, foi O Caminho do Oriente que publicou em 1932, numa edição de autor, após a obra ter recebido no ano anterior o Concurso de Literatura Colonial. Reflete, claro, a visão colonial da altura, mas constituiu uma forma de divulgação de uma realidade e uma cultura quase desconhecidas no Portugal de então. A obra foi reeditada em 1996 pelo Instituto Cultural de Macau. Em 1933 publica Visões da China que agrupa uma série de artigos seus em jornais de Portugal, Macau e Brasil.

Uma segunda linha da sua actividade centra-se em aspectos da história da marinha e de obras de carácter mais técnico. A obra publicada na Biblioteca Cosmos, A Arte de Navegar pertence a esta segunda classe.

Uma enumeração de muitos dos seus escritos pode ser encontrada em http://memoria-africa.ua.pt/Catalog.aspx?q=AU%20inso,%20jaime%20do.


Fontes de informação:


GSA