Associação
Bento de Jesus Caraça



Armindo Rodrigues


Armindo José Rodrigues foi um médico, escritor e tradutor português. Nasceu em Lisboa em 1904, filho de pais alentejanos, viveu sobretudo entre Lisboa e Estremoz e faleceu 8 de Agosto de 1993 em Lisboa.

Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi um escritor da escola neo-realista sendo a sua obra sobretudo na área da poesia. Traduziu para português obras de vários escritores, nomeadamente André Malraux, Alain-Fournier, Mikhail Cholokov e Oscar Wilde.

Oposicionista ao regime salazarista participou em organizações clandestinas e noutras de carácter legal, como o MUD - Movimento de Unidade Democrática. Foi apoiante activo das candidaturas de Arlindo Vicente e Norton de Matos à Presidência da República. Como resultado da sua intensa actividade política foi preso várias vezes.

No contexto da Biblioteca Cosmos foi publicada em 1943 a obra de Jean Rostand de 1939, A Vida e os seus Problemas em dois volumes, os números 37 e 40 da colecção, com tradução sua.

Voz arremessada ao caminho de 1943 é o primeiro livro de poesia que publica e que se insere claramente na corrente neo-realista da literatura nacional.

Uma listagem das obras de Armindo Rodrigues, sobretudo poesia, está acessível na página da Wikipedia que lhe é dedicada e está referenciada adiante.

Existe uma antologia da sua poesia organizada por José Saramago com o título O Poeta Perguntador publicada em 1979 na Editorial Caminho. Neste livro existe uma biografia sucinta do poeta.

Armindo Rodrigues colaborou com várias publicações periódicas, nomeadamente, O Diabo, Notícias do Bloqueio , Seara Nova, Vértice e Colóquio.

O espólio literário de Armindo Rodrigues está depositado no Museu do Neo-Realismo.

No arquivo da RTP há dois programas que se referem a Armindo Rodrigues. No primeiro, emitido em 30 de Dezembro de 1978, o poeta declama três dos seus poemas.
No segundo, emitido em 4 de Março de 1989, um programa de Isabel Bahia, O Elogio da Leitura, há intervenções de Armindo Rodrigues e de José Saramago.

Fontes de informação:




GSA