Jean Rostand foi um biólogo e filósofo moralista francês Desenvolveu também profícua activida na história das ciências. Nasceu em Paris em 30/10/1894 e faleceu em 4 de Setembro de 1977 em Ville-d'Avray, onde viveu a maior parte da sua vida.
Jean Rostand tem uma formação na área das Ciências pela Universidade de Paris.
Em 1922 instalou-se em Ville-d'Avray onde fundou um laboratório de investigação que deu suporte a quase todo o seu trabalho científico. Jean Rostand tinha os meios financeiros necessários para estabelecer o seu laboratório, afastado da influência das Universidades que considerava muito constrangedora. Dentro da Biologia dedicou-se sobretudo à origem da vida e a investigação sobre hereditariedade. Escreveu também várias obras de carácter filosófico. Em 1959 tornou-se membro da Académie Française.
Para além do seu trabalho como cientista e filósofo, procurou ter um papel activo na divulgação da ciência junto de não especialistas, o que deve ter influenciado Bento de Jesus Caraça na escolha de um dos seus livros para integrar a Biblioteca Cosmos. Nesta linha de divulgador participou em 1936 na secção de Biologia do Palácio da Descoberta em Paris. Preocupava-se, não apenas em divulgar os avanços em biologia, mas também em chamar a atenção da opinião pública para os problemas humanos levantados por esses avanços. Foi ainda militantemente pacifista pertencendo várias instituições que se opunham ao desenvolvimento e testes de armas nucleares.
Em 1962 é um dos fundadores de um centro de investigação e divulgação em Pouydesseaux que tem hoje o seu nome e continua activo.
Jean Rostand tem também vários trabalhos literários publicados. A influência da ambiente cultural da família (era filho do dramaturgo Edmond Rostand e da poetisa Rosemonde Gérard) deve ter tido aqui alguma importância.
No contexto da Biblioteca Cosmos foi publicada em 1943 a obra de Jean Rostand de 1939, A Vida e os seus Problemas em dois volumes, os números 37 e 40 da colecção, com tradução de Armindo Rodrigues.
Uma extensa bibliografia com as obras de Jean Rostand está acessível na página em francês da Wikipedia que lhe é dedicada e está referenciada adiante.
Em português, para além do livro publicado na Biblioteca Cosmos, foi publicado A Hereditariedade Humana como número 26 da colecção Saber das Publicações Europa-América numa tradução de Ilídio Sardoeira. Este livro teve várias edições. A edição francesa original, da colecção Que sais-je? foi publicada em 1952.
Fontes de informação:
GSA