Associação Bento de Jesus Caraça



André Cresson


Jean Georges André Cresson foi um filósofo francês da primeira metade do século XX que se distinguiu pela extensa obra na área da história e divulgação da filosofia.

André Cresson nasceu em Paris, em 28 de Abril de 1869 e morreu na mesma cidade em 16 de Março de 1950. Frequentou o Liceu Condorcet e a École Normale Supérieure de Paris de 1888 a 1891, quando obteve o título de Agregé em Filosofia que lhe permitia leccionar Filosofia nos liceus franceses. Foi professor de filosofia em vários liceus prestigiados, tendo terminado a sua carreira no Lycée Louis-le-Grand, onde foi nomeado Professor Honorário Filosofia.

Para além de vários livros de introdução e divulgação de filosofia, foi autor de um grande número de livros que apresentavam a vida e o pensamento de um largo conjunto de filósofos sobretudo na colecção Que sais-je? da editora Presses Universitaires de France (Marco-Aurélio, Pascal, Platão, Epicuro, Rousseau, Espinoza, Augusto Comte, Bergson, Kant, São Tomás de Aquino, Nietzsche, Santo Agostinho, Descartes, Aristóteles, Leibniz, Schopenhauer, Montaigne, Sócrates, Francis Bacon, Voltaire, Diderot, Ernest Renan, Hegel, Maine de Biran, Leão Tolstoi, Hyppolite Taine, David Hume (com Gilles Deleuze), Darwin).

Foi também autor de artigos na Revue de métaphysique et de morale.

A primeira edição da versão original francesa do livro Os Sistemas Filosóficos publicado em dois volumes na Biblioteca Cosmos (números 24 e 26), é de 1929, tendo tido reedições em 1931, 1935, 1939, 1942, 1947, sendo a última, a sétima edição em 1951.



GSA