Ilda da Ascensão Moreira, amiga e companheira de lutas e trabalho de Irene Lisboa, completou, no mesmo ano de Irene, o curso na Escola Normal Primária de Lisboa, o que aconteceu no ano de 1914.
Ainda estudantes, fundam com mais duas colegas,a revista Educação Feminina, que se assume «Órgão das Normalistas de Lisboa» e que, após sete números seria proibida pelo Conselho Escolar.
As duas amigas seguem carreiras paralelas tendo, por exemplo, ambas assumido em 1920/21, duas turmas de educação infantil numa escola na Tapada da Ajuda. Estas duas turmas são pioneiras no ensino pré-escolar em Portugal e assumem um modelo pedagógico largamente definido pelas duas amigas.
Ilda Moreira colabora com Irene Lisboa em algumas das suas obras, inclusivamente produzindo desenhos para essas obras, como acontece com a obra publicada na Biblioteca Cosmos, Modernas Tendências da Educação.
Segundo a Seara Nova no número em que homenageou Irene Lisboa logo após os seu falecimento, Irene Lisboa viveu desde a adolescência, e lá faleceu. Mais que amiga, Ilda Moreira foi a família que Irene Lisboa nunca teve.
Há uma tese de mestrado sobre o Museu Irene Lisboa na sua terra natal que tem bastante
informação sobre a colaboração entre Ilda Moreira e Irene Lisboa:
Borrego, Gisela (2016).
Museu Irene Lisboa : projecto cultural para uma Casa da Leitura
(Tese de Mestrado em Museologia e museografia). Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas
Artes, Lisboa
GSA