Associação Bento de Jesus Caraça



George Gamow


Georgy Antonovich Gamow foi um físico nascido em 4 de Março de 1904 em Odessa, no império russo (actualmente na Ucrânia), emigrado em 1934 para os Estados Unidos da América e posteriormente naturalizado americano. Faleceu em 19 de Agosto de 1968 em Boulder, no Colorado, EUA.

A observação do céu noturno deu origem ao seu interesse pela astronomia, interesse esse, reforçado pela oferta por seu pai de um pequeno telescópio no décimo terceiro aniversário. Após frequentar a Universidade de Odessa e a de Leninegrado (actual S. Petersburgo), é graduado em física por essa universidade em 1926. A sua investigação sobre a radioactividade esteve na base do trabalho de Doutoramento ainda em Leninegrado em 1929. Em 1931 é eleito para a Academia das Ciências da União Soviética.

Em 1931 casou com uma física russa, Lyubov Vokhminzeva. Em 1933 foi nomeado Professor da Universidade de Leninegrado. A discordância com a política do Estalinismo na União Soviética levou-o a tentar sair do país, o que levou alguns anos para concretizar.

George Gamow desenvolveu um trabalho inovador na física, numa das fases mais ricas do desenvolvimento moderno desta ciência. Trabalhou em desintegração radioactiva do núcleo dos átomos, nucleosíntese em estrelas e a sua formação e concepção da Teoria do "Big-Bang". A partir de 1954, interessou-se também por Biologia tendo desenvolvido a ideia de código genético, uma ideia que só mais tarde seria confirmada.

Publicou um número muito razoável de textbooks em várias áreas da Física:

Para além da sua extensa produção de livros de texto, dedicou-se, a partir de certa altura da sua vida, à escrita de livros de divulgação de grande qualidade:

Inserida nesta actividade de divulgação, escreveu uma colecção de quatro livros muito populares sobre as aventuras de Mr. Tompkins em vários campos da ciência.

O texto O Sr. Tompkins no País das Maravilhas, um texto de 1939 na sua edição americana original, continua hoje em dia a ser, a nível mundial, um título popular de divulgação inicial da Teoria da Relatividade e Mecânica Quântica, embora a primeira edição, que foi a traduzida para a Biblioteca Cosmos, esteja já hoje ultrapassada em alguns pontos como resultado da evolução da cosmologia. A edição mais recente, em inglês, é de 2001. A série utilizando a personagem de Mr. Tompkins, é constituída por quatro livros:

No Youtube pode ser encontrado um documentário sobre a sua vida produzido por Rustem Igor Gamow, seu filho.

Fontes de informação:

GSA