Associação Bento de Jesus Caraça



George Gamow


George Gamow foi um físico nascido em 4 de Março de 1904 em Odessa, no império russo (actualmente na Ucrânia), emigrado em 1934 para os Estados Unidos da América e posteriormente naturalizado americano. Faleceu em 19 de Agosto de 1968 em Boulder, no Colorado, EUA.

George Gamow desenvolveu um trabalho inovador na física, numa das fases mais ricas do desenvolvimento moderno desta ciência. Para além de uma extensa produção de livros de texto sobre Física, dedicou-se, a partir de certa altura da sua vida, à escrita de livros de divulgação de grande qualidade, nomeadamente uma série tendo o Sr. Tompkins como protagonista.

Um resumo biográfico com alguma qualidade e uma razoável bibliografia, podem ser consultados no artigo em inglês da Wikipedia. No mesmo artigo pode ser encontrada uma listagem das suas principais obras. É fácil encontrar na Internet artigos sobre a sua vida, os seus trabalhos científicos e a sua produção bibliográfica.

O texto O Sr. Tompkins no País das Maravilhas, um original de 1940 na sua edição americana original, continua hoje em dia a ser, a nível mundial, um título popular de divulgação inicial da Teoria da Relatividade e Mecânica Quântica, embora a primeira edição que foi a traduzida para a Biblioteca Cosmos, esteja já hoje ultrapassada em alguns pontos como resultado da evolução da cosmologia.

GSA