Associação Bento de Jesus Caraça



António Pereira de Sousa da Câmara


António Pereira de Sousa da Câmara nasceu em Lisboa, em 1901, provavelmente em 6 de Janeiro, embora em algumas fontes seja indicado o mês de Novembro. Faleceu em 19 de Julho de 1971, também em Lisboa.

António Câmara foi Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia, escola em que se tinha formado como Engenheiro Agrónomo e Engenheiro Silvicultor. Leccionou as cadeiras de Agricultura Geral e de Máquinas Agrícolas. Leccionou ainda a cadeira de Trematologia que, de algum modo era a área científica precursora da Genética no final do século XIX e início do século XX.

No seu trabalho de investigação foi pioneiro no estudo e investigação da Genética em Portugal, tendo estagiado, após a conclusão do seu curso nas Universidades de Edimburgo e Cambridge. Mais tarde estagiou também na Alemanha e na Universidade de Missouri nos Estados Unidos da América.

António Câmara esteve envolvido activamente na política agrícola do regime Salazarista. Em 1936, António Câmara foi nomeado Director da Estação Agronómica Nacional. Em 1932 foi Vice-Presidente da Junta de Fomento Rural (na dependência directa do Ministro da Agricultura). Foi um dos organizadores da Campanha do Trigo. Uma análise desta campanha e do seu papel na política do Estado Novo pode ser encontrada nos dois artigos da Análise Social, abaixo referenciados.

Referências

GSA