Associação Bento de Jesus Caraça



Matias Boleto Ferreira de Mira


Matias Boleto Ferreira de Mira foi um médico e político com várias publicações nas áreas da Medicina, Didáctica e Pedagogia. Tem trabalho desenvolvido em História da Medicina Portuguesa. Foi investigador prestigiado na área da Fisiologia e primeiro Director do Instituto de Investigação Científica Bento da Rocha Cabral

Nasceu em Canha, Município de Aldeia Galega do Ribatejo, hoje Montijo, em 21 de Fevereiro de 1875, tendo falecido em Lisboa em 7 de Março de 1953.

Concluíu o curso de Medicina da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, precursora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1898. Exerceu medicina na sua aldeia natal por cerca de dez anos, tendo seguidamente optado pelo ensino de Medicina já na Faculdade de Medicina de Lisboa na área da Fisiologia, inicialmente, em 1912 como Assistente e a partir de 1918 como Professor de Química Fisiológica. Foi discípulo de Mark Athias, relevante médico e professor.

Desenvolveu intensa actividade de investigação tendo sido o primeiro director do Instituto de Investigação Científica Bento da Rocha Cabral, fundado em 1922. O Instituto foi fundado com as verbas necessárias, por herança de Bento da Rocha Cabral, emigrante português no Brasil onde teve sucesso. Bento da Rocha Cabral, no testamento indicou que o primeiro director seria Ferreira de Mira que ele conhecia pelas suas publicações e a quem respeitava e em quem tinha confiança que faria um bom uso da sua herança.

O Instituto Bento da Rocha Cabral esteve na origem de importantes avanços da Medicina portuguesa. Ver por exemplo, um artigo de uma série sobre a toponímia de Lisboa, com algum detalhe sobre Ferreira de Mira.

Ferreira de Mira foi um dos elementos relevantes da chamada Geração Médica de 1911 responsável pelo assinalável progresso da Medicina portuguesa na época.

Teve também intensa actividade política até ao 28 de Maio de 1926.

Para além dos seus trabalhos de investigação, preocupou-se muito com a divulgação da ciência, publicando muitos artigos de divulgação na área da biologia e medicina, mas não só, nomeadamente na Seara Nova, mas também no jornal A Lucta e no Diário de Notícias..

Na Biblioteca Cosmos é autor do volume nº 10, Bases da Alimentação Racional e do volume nº 36, Vitaminas.

De entre as suas obras, refiram-se:

Outros livros de Ferreira de Mira podem ser encontrados aqui.

GSA